Histórico de pesquisa

COMO ELIMINAR O HISTÓRICO DE PESQUISA EM CADASTRO RESTRITIVO DE CONSUMO.


Cada vez que você vai fazer uma compra a prazo ou aquisição de um serviço continuado, como por exemplo um serviço de telefonia, o seu CPF é consultado para saber a sua situação financeira junto ao cadastro restritivo de consumo. 

Conforme pode ser visto na imagem abaixo retirada de uma consulta no maior banco de dados restritivo de consumo do Brasil. As consultas influenciam negativamente o seu crédito.

Inclusive eu registro que gostaria muito de escrever o nome do banco de dados mas já tive o site derrubado duas vezes a pedido deles.

 

Eu entendo que a divulgação desse tipo de informação é prejudicial ao consumidor pois impede que ele venha a fazer pesquisas de melhores ofertas. Pois cada vez que o seu cadastro é consultado causa uma diminuição da sua probabilidade de conseguir crédito.

Entrou em vigor a lei Geral de Proteção de Dados que veda este comportamento do banco de dados.

Inclusive é importante ressaltar que o SERASA foi proibido de vender dados dos consumidores devido a uma ação judicial. Para ler a matéria clique aqui.

Agora você verá como eliminar o histórico de pesquisa do seu CPF no banco de dados.

Basta seguir os seguintes passos.

1 – Copie o requerimento abaixo.

2 – Envie ao banco de dados restritivo de consumo por intermédio do site www.consumidor.gov.br


________________________________________________________________

A Serasa S.A. (“Serasa Experian”), inscrita no CNPJ/MF sob o nº 62.173.620/0001-80, com sede na Alameda dos Quinimuras,187, Planalto Paulista, CEP 04068-900.

Considerando que não houve qualquer consentimento de minha parte para a coleta e tratamento dos meus dados pessoais referentes à pesquisa do meu CPF na base de dados administrada por V. Senhoria conforme manda o Art. 7º da Lei 13.709 de 14/08/18

E ainda, considerando que o histórico de pesquisa do meu CPF é acessível a qualquer membro do sistema do SERASA e carece de consentimento expresso na forma do § 5º do Art. 7º da Lei 13.709 de 14/08/18.

Tenho ciência que o histórico de pesquisa do meu CPF não significa restrição ou negativação e assumo todas as consequências do meu requerimento abaixo formulado

————————————————————————————————————–

Em face ao exposto, REQUEIRO que seja eliminado o histórico de pesquisa de meu CPF junto a todos os bancos de dados mantidos por esta instituição e bloqueio imediato a terceiros ao histórico de pesquisa do meu CPF.

Por fim registro que este requerimento foi enviado pelo site do Governo Federal www.consimidor.gov.br. Que o acesso se dá por meio de login. E que todos as informações necessárias a minha qualificação já constam no site retro mencionado.